domingo, julho 01, 2007

Begonia kingiana

Esta bonita begónia rizomatosa de pequenas dimensões vem da Malásia, onde cresce em zonas pouco iluminadas de penhascos calcários. O desenho e forma das folhas lustrosas e quase suculentas lembra a carapaça de uma tartaruga - mas a espécie apresenta bastante variação tanto na forma como nas cores, havendo mesmo uma variedade quase negra, que contrasta espectacularmente com as flores avermelhadas.

É uma planta de crescimento bastante lento (esta tem cerca de 3 anos, tinha 2 ou 3 folhitas quando a comprei), mas relativamente robusta. Embora seja recomendado o cultivo em terrário, ela adaptou-se às minhas condições e apenas perde algumas folhas no Inverno - recuperando-as prontamente assim que o tempo começa a aquecer. Tenho-a num vaso de barro com substrato normal para plantas de interior, ao qual adicionei um pouco de esfagno cortado em pedacinhos. Durante o crescimento activo mantenho-a húmida, deixando-a quase secar entre regas no Inverno. A humidade raramente baixa dos 60-70%, mas sempre com boa circulação do ar.

Uma das minhas begónias preferidas! Pena que seja tão difícil encontrar estas joiazinhas pequeninas à venda na Europa...

1 comentário:

greenman disse...

Muito interessante! Gostei das folhas tipo 'tartaruga'...
já me tinha perguntado quando é que aparecia por aqui uma begóniasita!...