domingo, julho 01, 2007

Haraella retrocalla

Género constituído por apenas uma espécie (monotípico) endémica de Taiwan. Planta epífita que cresce em florestas entre os 500 e os 2000 m, é uma espécie rara na natureza - mas fácil de se encontrar à venda por aí, talvez por ser bastante adaptável a diferentes condições de cultivo.


As minhas estão montadas em cortiça, mas é frequente vê-las também em vaso. Nesta altura do ano são borrifadas com água destilada todas as manhãs, mas no inverno apenas as rego de 2 em 2 ou 3 em 3 dias, pois entram num período de repouso que deve ser respeitado. As adubações são ligeiras de 2 em 2 semanas e a humidade é alta, mas com boa circulação do ar. Quanto à luz, há quem as mantenha mais na sombra com bons resultados; cá em casa têm boa luz indirecta com 1 ou 2 horas de sol directo ao fim do dia, no inverno passam a 3.

As flores são lindas, têm um ar feliz! eheh, e grandes para o tamanho da planta (a placa de cortiça em que estão montadas mede apenas 16 cm). Também são perfumadas, têm um suave odor a citrinos, e podem surgir mais que uma vez por ano.

Uma boa escolha para quem quiser iniciar-se nas miniaturas...

5 comentários:

Unknown disse...

É linda e adoro as tuas informações!

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Sou um grande amante de orquuideas, especialmente das silvestres que temos aqui por Portugal ..........


Haja saúde !!!

TC disse...

Olá Ivo, também gosto muito das nossas espontâneas, e as tuas fotos são muito boas! um dia tenho que ver a O. collina ao vivo eheh

TC disse...

Obrigada, Yoshikosta! eheh

Anónimo disse...

Gosto muito, parabéns pela montagem.
Fica mais bonita montada do que em vaso, logo que possa vou fazer o mesmo á que me ofereces-te.