quinta-feira, julho 26, 2007

Begonia soli-mutata

Outra begónia rizomatosa (são as minhas preferidas) de folhas bonitas, esta vê-se com alguma frequência por aí à venda. Apesar de já haver espécimes em cultivo há algum tempo, só foi descrita em 1990. É originária de florestas entre os 100 e os 500 m na bacia do rio Gongogi, na Bahia.

O nome provém de uma característica peculiar (soli-mutata = que muda com o sol): para optimizar a fotossíntese, as folhas possuem cloroplastos (estrutura de células vegetais responsável pela fotossíntese) em forma de disco que variam a sua orientação consoante a quantidade de luz disponível, passando em poucos momentos de um verde acastanhado a verde escuro conforme estejam expostas ao sol ou na sombra - possivelmente uma adaptação a condições pouco luminosas no habitat, digo eu. A natureza é mesmo uma máquina eheh

É uma espécie de fácil cultivo que aprecia regas generosas no verão (não gosta de secar, mas também não deve ficar ensopada, claro) e boa humidade. Como os caules são curtos, tem um crescimento compacto e faz vasos bastante decorativos.

Sem comentários: