sábado, janeiro 05, 2008

Sophronitis coccinea











Uma mini bombástica para inaugurar o ano eheh, a forma não é das melhores mas também é uma primeira floração com 2 botões na mesma inflorescência, e a cor... até queima!

A sua área de distribuição está limitada ao Brasil, das montanhas junto à costa atlântica do estado de Santa Catarina até ao estado do Espírito Santo, a altitudes que vão dos 600 m aos 900 m. A humidade é extremamente elevada mesmo na estação seca, e as plantas crescem nos ramos cobertos de musgo de arbustos e árvores de pequeno porte que aí crescem, estando expostas a uma luminosidade razoável. Esta espécie tem sido bastante utilizada na produção de híbridos de Laeliinae, devido à cor escarlate e também para reduzir o tamanho da parte vegetativa das plantas.

Pensei que ela se ressentisse mais com o nosso verão, mas até se aguentou bastante bem - claro, tive o cuidado de a manter sempre húmida (regas diárias, por vezes mais nos dias mais quentes). O que notei foi que ela não apreciou ser mudada para um sítio com menos luz directa (para evitar o calor do sol estival), o rebento que estava a formar-se na altura ficou meio atarracado e a folha não tinha o veio central com antocianinas (pigmento vermelho) tão característico da espécie. Voltei a colocá-la no sítio anterior, com bastante luz directa; o pseudobolbo recuperou e as antocianinas surgiram passado pouco tempo, mas a folha ficou mais pequena que as anteriores. Durante o crescimento adubei-a ligeiramente de duas em duas semanas.

5 comentários:

greenman disse...

Esta é mesmo de dar nas vistas!!!
Muito bonita!!

Bom começo de ano... !

TC disse...

Foi pra compensar o Dendrophylax... chuif chuif...

Anónimo disse...

Olá Teresa

Gosto muito da planta, a cor é das mais bonitas entre as Orquídeas. Perdi a minha quando a mudei de vaso.
Quanto ao Dendrophylax, até Abril ainda é capaz de voltar a florir.

Beijocas

Duarte

Anónimo disse...

Pois menina...vejo que gosta de cor, parabéns...é lindaaaa
fica bem.
Laranjinha

Anónimo disse...

Que linda Teresinha! Já sabes como gosto das orquideas com cores fortes. Podes "babar" porque estás de parabéns.