quarta-feira, junho 13, 2007

Dendrobium tortile

Este Dendrobium extremamente gracioso tem uma área de distribuição alargada, próximo de rios no nordeste da Índia, Ilhas Andaman, Malásia, Burma, Tailândia e montanhas entre o Laos e o Vietname. As temperaturas diurnas são constantes ao longo do ano, 25ºC a 28ºC, mas as nocturnas descem dos 20ºC no Verão para 10ºC no Inverno, e há uma diminuição vincada da precipitação e humidade do ar nessa altura também. A planta entra num período de repouso em que deve haver uma redução progressiva das regas, até apenas umas borrifadelas semanais durante 2 meses no fim do Inverno e princípio da Primavera. A exposição luminosa deve ser elevada o ano inteiro, mas é particularmente importante fornecer-lhe o máximo de luz directa nessa altura.

É uma primeira floração, bastante clara para o tipo, as pétalas principalmente costumam ser de um rosa mais forte. Mas assim fica até mais delicado... A forma é fantástica, as pétalas fazem jus ao nome e são mesmo todas retorcidas, e as flores parecem estar a cair lentamente pelo ar.

Um lindinho de cultivo pouco problemático, plantado em lava num vaso de barro, com flores lindas e pseudobolbos engraçados - magrinhos na base e tronchudinhos em cima, tamanho pequeno/médio. E com um perfume ligeiro mas muito agradável como bónus...














3 comentários:

greenman disse...

Adoro estas com as suas flores encaracoladas...

TC disse...

Mais um para a lista de desejados?... eheh

Anónimo disse...

Não consigo enviar mensagens por aqui, mas este dend tortile vai já já para a minha lista