segunda-feira, outubro 22, 2007

Stenoglottis cf. longifolia


A identificação é minha, a planta foi comprada sem nome num hipermercado (por 5 euros! foi um achado eheh). Pelas fotos parece-me pelo menos próxima da longifolia, também pode ser um híbrido dela...
O género conta com apenas quatro espécies, todas oriundas do este e sul de África. A Stenoglottis longifolia vem das florestas da África do Sul, e é litófita ou epífita, menos frequentemente terrestre. No habitat passa por um período de dormência invernal, durante o qual perde as folhas (a minha não as perde completamente, embora eu praticamente não a regue no inverno). Tenho-a num vaso de barro com substrato standard para orquídeas, e deixo-a secar entre regas durante o crescimento activo. A luz é indirecta, com uma ou duas horas de sol diárias da parte da tarde.

Não sei se foi por o verão ter sido pouco quente, este ano ela só fez uma haste - costumam ser três ou quatro. Em contrapartida fartou-se de dar filhotes, pode ser que para o ano tenha um vaso cheio de flores!

Sem comentários: