quinta-feira, outubro 25, 2007

Paphiopedilum spicerianum














Este bonitinho vem da Índia, e mais recentemente foi também encontrado em Burma. Floriu pela primeira vez na Europa em 1878 para Robert Spicer, que lhe deu o nome e o vendeu à família Veitch, famosos comerciantes de orquídeas do séc. XIX. O seu maior rival, Frederick Sander, mandou os seus 'caçadores de orquídeas' à procura dele, e assim chegou esta espécie ao Reino Unido (e foi vendido em leilão um carregamento de 40.000 (!!!) exemplares deste paph vindos de Assam). Foi muito importante na fase inicial de produção de híbridos, e continua na actualidade a constar da árvore genealógica de muitos híbridos complexos.

É uma plantinha que cresce bastante bem no nosso clima, apesar de ser considerado de temperaturas frescas. No habitat, encontra-se na base de árvores, frequentemente protegido da luz por fetos, com as raízes enterradas em húmus e musgos altos - aprecia portanto uma boa humidade e protecção da luz directa. Mas pelo que li e vejo, é uma espécie extremamente adaptável e cresce e floresce fácil e regularmente, desde que repouse no inverno com redução de regas e uma ligeira diminuição da temperatura.

As dorsais sairam um pouco rebeldes este ano, costumam ser mais simétricas. Mas até acho que ficam engraçadas, dão mais carácter à flor. E reparem só no espectáculo do estaminódio! para mim, é um dos mais bonitos, e até talvez o mais invulgar dentro do género.

Sem comentários: