terça-feira, outubro 09, 2007

Paphiopedilum helenae
























Este é uma das mais pequenas espécies do género, tanto de flor como de parte vegetativa. Foi descoberto no Vietname apenas em 1995, e a sua descrição foi publicada no ano seguinte. Habita em zonas relativamente expostas, formando colónias nas saliências de penhascos calcários. É uma espécie com bastante variação a nível da cor, que pode ir do amarelo até ao castanho claro - ficando nesse caso mais próximo do Paph. barbigerum, com o qual aliás apresenta bastantes semelhanças.

É regado com água da torneira repousada e adubado ligeiramente duas vezes por mês. Recebe cerca de três horas de exposição directa nesta altura (um pouco mais no inverno), mas baixo os estores quando o sol está muito forte. O substrato é uma mistura de casca de pinheiro fina, carvão, areão e esfagno.

É uma plantinha bastante vigorosa e faz muitos rebentos. Já estou a imaginá-lo daqui a uns anos todo enfeitado com uma série de mini-paphs eheh, é mesmo girinho! Mas muito difícil de fotografar por ser tão reluzente...

3 comentários:

Kézia Lenderly disse...

ola, linda...!!!! onde posso comprar uma muda?

Anónimo disse...

é mesmo lindinho, sempre achei piada a este!! ahh, a Potinara que me ofereceste está a florir pela primeira vez disse-me a minha mãe, estou desejoso de vê-la ao vivo!! Obrigado!!

Abraços
Diogo

TC disse...

Olá Kézia, se estiver na Europa o meu foi comprado online a um vendedor alemão, Hennis Orchideen, mas há mais sítios que o têm também.
Diogo, depois manda foto da Potinara, gostava de ver! Bem, nem imaginas as estreias de paphs que tenho para breve eheh