quarta-feira, março 19, 2008

Dendrobium tetragonum

Espécie originária do sudeste da Austrália, de florestas tropicais junto ao litoral, do nível do mar até aos 1.000 m de altitude. Existem quatro variedades dentro do complexo, diferenciadas pela coloração das flores e pormenores do labelo, tamanho dos pseudobolbos - que são bastante característicos e muito engraçados, quadrangulares, daí o seu nome - e pela sua distribuição a diferentes altitudes.


É suposto ele apreciar estar na sombra, mas eu resolvi mudar o meu para um sítio onde a luz é inferior quando ele começou a fazer botões (estava com cerca de 2 horas de luz directa) e ele achou que não foi boa ideia... abortou quase todos, felizmente ainda conseguiu florir de um pseudobolbo quando o voltei a colocar no sítio anterior. As regas devem ser reduzidas mas não eliminadas durante o inverno.
É um dos meus preferidos dentro deste género: adoro a parte vegetativa, as flores são lindas, bastante grandes e muito invulgares. E ainda têm um perfume mesmo agradável, a lembrar gardénias e jasmim.

Sem comentários: