segunda-feira, abril 14, 2008

Orquídeas do campo

Fui visitar a Primavera eheh, o campo está lindo! todo verdinho e cheio de flores. Claro que também fui à caça das nossas orquídeas... e encontrei bastantes, se bem que apenas de meia dúzia de espécies. Estas lindinhas podem ser vistas (mas não tocadas!) na zona da Serra de Montejunto.

Orchis italica

É para mim uma das nossas orquídeas mais bonitas, principalmente as mais escurinhas. Como todas as espécies nesta zona relativamente alta e exposta a ventos constantes, nota-se uma grande diferença no tamanho e qualidade das flores e plantas consoante crescem em zonas mais ou menos abrigadas.











Orchis anthropophora

Parece-me que esta é uma das espécies mais comuns nesta região centro do país - pelo menos tenho-a encontrado em todos os sítios onde fui procurar orquídeas! e sempre em abundância também.








Ophrys lutea

Outra das minhas espécies preferidas - e o género também. A única Ophrys que encontrei até hoje nesta serra, a crescer em locais de vegetação rasteira.









Barlia robertiana

Estas também se encontram com facilidade nesta região. São as primeiras orquídeas silvestres a aparecer e florir, neste momento já estão quase todas polinizadas e a desenvolver cápsulas. É uma espécie grandita e bastante robusta.











Orchis morio

Muito bonitinha também, só a encontrei num local mas em número razoável. Estavam no meio de ervas altas, por isso os pedúnculos eram maiores. As plantas estavam muito perfeitas, em muito bom estado. Pena que a maioria das fotos não tivesse saído boa por causa do vento...















Orchis mascula

Uma espécie abundante na zona, começa a aparecer com mais frequência à medida que a altitude aumenta. Cresce literalmente no meio das pedras, completamente exposta - mas quando encontram um recanto mais abrigado, as plantas crescem mais e as flores ficam maiores também.
















Neotinea maculata

Nunca tinha visto esta lindinha, e ainda por cima toda branquinha! bem pequenita, a crescer num recanto mais protegido dos ventos.











E para terminar uma beleza que não é orquídea, a rosa-albardeira (Petunia mascula) e claro, o alecrim mesmo aos molhos eheh

3 comentários:

Florescer disse...

Bemmm isto é que foi um passeio!!!
E que belas flores...
Como ainda conseguimos ter belos exemplares, mas selvagens... que se dão melhor no meio ambiente onde vivem...

TC disse...

São tão lindas, não são? qualquer dia ainda as experimento, já há vendedores na Europa que têm plantas legais (propagadas artificialmente, com a vantagem de serem já plantas melhoradas, como tal mais adaptáveis ao cultivo).
O passeio nem foi assim tão grande, há zonas em que elas crescem mesmo na beira da estrada! Vale bem a pena dar uma olhada eheh

greenman disse...

Bem bonitas!!
Pena que não nos tenhamos encontrado... falhámos por um dia!!! eh eh eh...

Esta noite coloco as minhas fotos!