sábado, agosto 11, 2007

Lepanthes calodictyon











Mais uma mini-mini de folhas bonitas - são mesmo uma perdição, estas coisinhas! e por sorte esta também gosta de calorzinho, por isso está a dar-se bem por aqui (espero bem que continue assim, é uma das minhas preferidas eheh)

Foi descrita em 1861 e vem das florestas húmidas do oeste da Colômbia e Equador, de altitudes entre os 450 e os 1500m. É frequente encontrar a Lepanthes tentaculata a crescer próximo dela; em comparação com essa espécie a calodictyon é mais pequena de folhas (1,8 cm) e de flores (0,2-0,3 cm), mas curiosamente, como tem cores mais fortes, é mais fácil de fotografar. Cá em casa também estão juntinhas, tenho-as numa caixa (sem tampa) com esfagno no fundo, nunca as deixo secar nem apanhar luz directa, apenas boa luz indirecta. A humidade raramente baixa dos 70%.
Esta lindinha já está em flor há mais de cinco meses! Pena que as florzinhas não durem mais que um dia. Depois de abrir a primeira flor ainda no inverno ela começou a fazer folhas, e neste momento tem duas novas frentes de crescimento. Estou a esfregar as mãos eheh, esta é uma das espécies que foi logo para o topo da lista de desejadas quando vi uma foto dela pela primeira vez...

1 comentário:

Greenman disse...

Estou a adorar as tuas Lepanthes!...