sexta-feira, agosto 31, 2007

Adenoncos cf. vesiculosa














A identificação é minha, a planta foi comprada como Microsaccus griffithii. Parece-me não haver muitas dúvidas quanto ao género ser Adenoncos e não Microsaccus, mas quanto à espécie as coisas tornam-se mais complicadas: as fotos da A. vesiculosa que aparecem na net mostram duas plantas diferentes... a única descrição que encontro é esta, e por azar a flor não coincide com a minha (identifiquei-a aqui).

Todas as espécies deste género se encontram nas florestas tropicais do sudoeste da Ásia, da Malásia até à Papua Nova Guiné. A minha chegou no início da primavera e eu mantive-a como veio, num vaso de plástico com fibra de coco, que mantenho sempre ligeiramente húmida. Tem boa luz o dia todo, com cerca de duas horas de exposição directa a meio da tarde.
Não é propriamente uma orquídea de cair para o lado, mas é curiosa - principalmente por ser tão pequenina, as flores medem apenas 0,2 cm!

3 comentários:

Marcus V. Locatelli disse...

interessante seu blog. parabéns!
passe no meu depois
abraços

greenman disse...

Lindíssima TC... Estava florida quando eu estive aí???

Gostava de a ter visto ao vivo!...

TC disse...

Obrigada Marcus, tamb�m gostei do teu!

Pois � GM, esqueci-me de ta mostrar (e uma com uns bot�ezinhos lindos tamb�m), a visita foi r�pida demais eheh