domingo, setembro 16, 2007

Acinopetala herradurae













Finalmente tenho uma Masdevallia em flor! e bota flor nisso eheh - se bem que o mérito seja mesmo da plantinha, que é reputada e comprovadamente bastante generosa nas florações.

Segundo a última revisão do género feita em 2006 por Carl A. Luer (baseada em estudos de ADN), esta espécie faz parte de um novo género denominado Acinopetala, mas o registo dos Kew ainda a mantém como Masdevallia. Endémica das florestas húmidas do centro ocidental da Colômbia, de altitudes entre os 500 m e os 800 m (embora tenha sido encontrada numa zona entre os 1400-1800m), deve o seu nome ao local onde foi inicialmente descoberta, o rio Herradura.

Como vem de zonas de menor altitude (ao contrário da maior parte das espécies do género, infelizmente...), suporta sem grandes problemas temperaturas mais altas no verão, desde que o substrato seja mantido constantemente húmido e a humidade não seja inferior a 70%. A minha está num vaso de plástico com uma mistura de fibra de coco e casca de pinheiro fina, num local com luz média (sem sol). Não é concerteza das flores mais vistosas do género, mas eu estou bem contente com ela!

2 comentários:

greenman disse...

Bem...lindíssima!
Parabéns pela floração!!!

Anónimo disse...

Muito bonita, vai para a minha lista