Sem dúvida um dos meus (segundos) géneros preferidos eheh
sexta-feira, junho 29, 2007
Psychopsis papilio
Sem dúvida um dos meus (segundos) géneros preferidos eheh
sábado, junho 23, 2007
Paphiopedilum superbiens
Phalaenopsis Penang Girl 'Chin Yeo'
A flor é de pequenas dimensões mas duradoura, e a planta é generosa - tem duas hastes na primeira floração.
Está plantada em esfagno e leca num vaso de plástico transparente. O substrato é mantido ligeiramente húmido (mais seco no inverno), e nesta altura do ano as raízes aéreas são borrifadas diariamente com água destilada, com adubações ligeiras duas vezes por mês. Está num local onde não apanha sol, mas tem boa luz indirecta o dia inteiro (no Inverno a exposição é maior). Como os progenitores, aprecia temperaturas altas durante o ano inteiro.
É perfumada, mas o aroma podia ser melhor... cheira um bocadinho a remédios! Mas é preciso lá pôr o nariz pra sentir, não chega a incomodar.
Doritaenopsis Minho Princess 'Watercolor Artist' HCC/AOS
Comprei esta planta principalmente por causa do nome, achei demais! uma orquídea premiada a homenagear a nossa terra, não era? Mas entretanto fiquei curiosa e andei a tentar descobrir o porquê do nome... e cheguei à conclusão que afinal não é Minho, mas sim Min Ho - o nome de um produtor de orquídeas de Taiwan, país onde são feitos muitos dos cruzamentos modernos de Phalaenopsis.
Também não importa... acho que para mim ela vai ser sempre a Princesa do Minho eheh
terça-feira, junho 19, 2007
Prosthechea trulla
O famoso (e muito comum por cá também) híbrido Psh. Green Hornet resulta do cruzamento da Psh. cochleata com a Psh. trulla.
Originária do México, tem um ciclo sazonal definido, precisando de temperaturas altas e regas abundantes no Verão e uma redução da água, temperatura e adubo no inverno - mas não deve ficar completamente seca por períodos prolongados. O substrato deve ter boa drenagem para permitir que as raízes sequem rapidamente, e a exposição deve ser razoável, com algumas horas de luz directa.
Gosto desta, não é nada exigente, ocupa pouco espaço e as flores são cheirosas e muito engraçadas, parecem ovnis a pairar no ar eheh
quarta-feira, junho 13, 2007
Dendrobium glomeratum
Tenho-o só com lava e ele parece estar a gostar, os pseudobolbos aumentam imenso de ano para ano - comprei-o há 3 anos ainda por florir, esta é a 2ª floração. Como o ano passado, fez apenas 2 flores, mas este ano são visivelmente maiores que as primeiras. Os pseudobolbos têm levado 2 anos para amadurecer e florir.