sábado, novembro 01, 2008

Gastrochilus japonicus


5 comentários:

popper disse...

Olá,

Descobri o seu blog por acaso e estou completamente siderado.
Não sei se o melhor são as fotos ou as orquideas, ou se será uma simbiose natural.
Os meus parabéns.
Aproveito para lhe perguntar se tem as "minis" num vivário/orquidário.
Estou a tentar montar um, mas tenho imensas dúvidas.

Os meus sinceros parabéns.

Nuno Andrade

TC disse...

Olá Nuno, obrigada pelas palavras simpáticas!

Quanto às minhas pequeninas, eu comprei um terrário no início do ano mas não cheguei a utilizá-lo, pois o nosso verão foi ameno de temperaturas e a humidade esteve razoável também. Eu tenho as plantas todas numa divisão da casa, com uns quantos tabuleiros de humidificação e um humidificador, criando um ambiente suficientemente húmido para os musgos crescerem - o que considero um bom indicador de que existem condições aceitáveis para as plantas montadas. Mas quando resolver de facto utilizar o terrário, estou a pensar basear-me neste, está muito simples e funcional: http://www.orchidboard.com/community/article-comments/4485-how-i-grow-pleurothallid-orchids.html

popper disse...

Olá,

Infelizmente não tenho a sorte de ter um espaço como o seu.Dado que não tenho espaço exterior, tenho que recorrer ao terrário, onde penso colocar orquideas como aerangis, restrepia etc.
O terrário que tenho é igual ao do link que me enviou.
A minha principal dúvida está relacionada com a questão da humidade, pois não sei que sistema usar.
se um sistema com 2 aspersores ou um sistema de nevoeiro.
Outra dúvida tem a ver com o que colocar no fundo do terrário (leca ou grelha plástica).
Tenho receio que se optar pelo sistema de aspersão a água se acomule em demasia no fundo do terrário.

TC disse...

Nuno, penso que a escolha do tipo de rega dependerá do tamanho do terrário. Se ele for grande eu optava pela 'chuva'; se for pequenito pelo nevoeiro, e complementaria com o borrifador quando necessário. Quanto ao fundo acho que uma combinação das 2 coisas: como a leca é porosa retém água e aumenta a humidade quando esta se evapora, mas para evitar que os vasos estejam em contacto demasiado directo com a água arranjava uma grelha para pôr por cima (aliás, é isso que pretendo fazer com o meu quando me decidir a pô-lo a funcionar eheh). Há mais uma coisa que não sei se já pensou e que é fundamental, que é a iluminação (luz fria, como a que se usa para os animaizinhos). E depois espero ver fotos da sua obra!

TC disse...

Ah, e falta outra coisa importantíssima, a ventilação, não se esqueça disso também!