sábado, outubro 25, 2008

Paphiopedilum purpuratum

















5 comentários:

Ana Paula disse...

Primeiramente parabéns pelos seus Paphios, ví que tem muitos e lindos.
Tenho somente um o leanum e não vai muito bem, suas folhas estão um pouco caídas. Gostaria de saber como vc cultiva os seus, detalhes de regas e luminosidade.
Grata
Ana Paula

NELIO disse...

BELA DUPLA SEM DÚVIDA......

TC disse...

Olá Ana Paula, as folhas do Leeanum são mesmo um pouco 'molengonas', viu a foto do meu? será isso que você quer dizer? Se for, então não tem com que se preocupar, é o aspecto normal delas. Se estiverem mesmo desidratadas, então é melhor ver como estão as raízes, e eventualmente mudar a planta. Como o Leeanum é 'filho' de duas espécies de temperaturas intermédias, ele dá-se melhor com o fresco - mas é um híbrido resistente, e aguenta sem problemas verões quentes se protegido do sol directo e bem regado. No inverno, pode dar-lhe umas 2 ou 3 horas de sol directo, de manhã ou a meio da tarde. Quanto a regas, no inverno deixe secar bem o substrato antes de voltar a regar; no verão regue abundantemente, mas sem deixar ficar água no prato. Adubo é mesmo muito pouco, os paphs são plantas de crescimento lento e por isso as suas necessidades de nutrientes são reduzidas também. Boa sorte com o seu Leeanum!

Ana Paula disse...

Grata TC, pela resposta. Vc acertou em cheio, as folhas estão da maneira como vc falou, meio molengas. Como o clima na minha região é quente, porém bem úmido e sei que os paphios preferem de intermediário a frio, fiquei receosa que ele não estivesse se adaptando. Agradeço seu comentário no meu blog, é claro que não se compara ao seu, suas orquídeas são fantásticas e as fotos de tirar o folego, parabéns. Depois vou postar uma receita de Toucinho do céu, que é um doce Poruguês que adoro, a propósito, os doces portugueses pra mim são os melhores.

TC disse...

Acho que nem nós portugueses nem vocês brasileiros nos podemos queixar das nossas gastronomias eheh - de outras coisas sim (infelizmente...), mas de comidinha estamos muito bem servidos! Eu gosto muito de cozinhar também, mas é mais pratos ou entradas (e não é todos os dias...). Os doces gosto mesmo é de os comer!